Prefeitura lança iniciativa global para o desenvolvimento de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e a Faculdade Newton Paiva promovem, nesta terça-feira, dia 6 de agosto, o BH Global: Fab City, no WeWork Savassi. O BH Global é uma plataforma de eventos internacionais da Prefeitura que tem como objetivo debater o papel das cidades em um mundo cada vez mais globalizado. O evento será o primeiro passo para a construção da rede Fab City Belo Horizonte.

A proposta do Fab City é a transformação das cidades em territórios sustentáveis, autossuficientes, localmente produtivos e globalmente conectados, com indivíduos e instituições que compartilham conhecimentos para alcançar seus potenciais e solucionar desafios locais. O evento tem como proposta engajar líderes inovadores dos setores público e privado, academia e sociedade civil junto ao “Manifesto Fab City”. Com o Manifesto, a cidade se compromete a fomentar a produção local, o compartilhamento de conhecimentos, o uso eficiente de recursos e a conectividade global.

Esse é o primeiro passo para a construção da rede de parceiros do Fab City Belo Horizonte. Os princípios do Manifesto compreendem objetivos vinculados aos principais compromissos internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), buscando combater as mudanças climáticas, fomentar o uso racional dos recursos materiais e promover um desenvolvimento mais inclusivo e igualitário. Entre as diretrizes estão também o compartilhamento de conhecimentos para oferecer soluções aos problemas locais (“open source philosophy”) e o engajamento dos cidadãos nos processos de tomada de decisões, entre outras medidas que se relacionam com questões urbanas em todas as suas dimensões.

Faça um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Horti Mix

Sicoob