Plataformas de compartilhamento de vagas ajudam pessoas acima dos 50 anos

A expectativa de vida no Brasil cresceu quase sete anos desde 2020 e as regras para se aposentar progridem, logo, quem se aposenta ou sai de um emprego procurando trabalho após os 50 anos encontra dificuldades para se inserir novamente no mercado de trabalho.

Sendo assim, plataformas gratuitas de compartilhamento de vagas de emprego foram criadas a fim de ajudar esse público a conseguir uma oportunidade. Uma delas é a Maturi, que surgiu em 2015 e que, hoje, conta com cerca de 130 mil cadastrados em todo o Brasil, sendo 3.000 deles em Minas, que só perde em volume para São Paulo e Rio de Janeiro.

O site funciona como uma espécie de LinkedIn para maiores de 50 anos e suas principais vagas são nas áreas de vendas e de atendimento ao cliente. Após quase cinco anos de atuação do Maturi, somente 1.500 pessoas conseguiram emprego a partir do site, cerca de 1,1% da base de usuários. 

 Segundo a imprensa, existem diversos preconceitos que dificultam a contratação do candidato senhorio, como a faixa etária, as experiências atualizadas, as habilidades, dentre outros, vindo das empresas.

Empregos temporários

A plataforma Maturi também abre espaço para os trabalhos temporários, assim como o site Labora, que tem como objetivo disponibilizar vagas e criar perfis especificamente para esse público nas grandes empresas, como o banco Itaú e a Dengo Chocolates.

Atualmente, à cerca de 150 vagas nas empresas se concentraram em São Paulo e 3.000 pessoas se inscreveram no site. O objetivo é que recebam, pelo menos, R$ 100 pelo turno de 4h e que não trabalhem todos os dias da semana, afinal pessoas com a idade mais avançadas encontram barreiras que anteriormente não tinham. Entrevista concedida ao jornal O Tempo, a professora de demografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Simone Wajnman indica que há um acúmulo de responsabilidades entre os idosos . “São pessoas que não podem se dar ao luxo de ficar desempregadas. Elas podem não ter emprego, mas vão procurar muito trabalho devido às responsabilidades familiares”. 

Faça um comentário

Horti Mix

Sicoob