Marketplace ajuda pequeno negócio a ter presença digital

Plataformas que agregam lojas impulsionam faturamento de empresas

Presença digital é uma “necessidade urgente” para as micro e pequenas empresas, segundo a
analista do Sebrae Minas Michelle Chalub. Mas nem sempre isso é fácil. Um facilitador desse
processo são os marketplaces, plataformas de e-commerce que vendem produtos de vários
parceiros. “O processo para cadastro de produtos na plataforma da Amazon é totalmente online.
Não é necessário nenhum contato pessoal. É preciso, no máximo, um certo conhecimento de
informática”, explica o gerente de categoria para marketplace da Amazon no Brasil, Rafael
Ferreira. Ele conta que não há uma quantidade mínima de produtos para começar a vender na
plataforma. “Se quiser entrar na plataforma e cadastrar um produto, pode. Assim como temos a
possibilidade de vender milhares de produtos de um mesmo parceiro”, explica Ferreira.

O executivo apresentou uma oficina sobre marketplace, nesta sexta-feira (31), no Reload, evento
sobre marketing digital para pequenos negócios promovido pelo Sebrae-MG e reuniu cerca de
800 participantes. “Mesmo o negócio bem pequeno deve investir na internet. Aquela visão de que
venda online é uma coisa distante está ultrapassada”, avalia Michelle Chalub.
A empresária Tatiana Souza viabilizou o seu negócio migrando da loja física para loja online Bour
Store há um ano e meio. “Há quatro anos tentei a loja física, mas não dava retorno. Agora vendo
na internet e no Instagram”, conta. “Vim ao evento para aprender a anunciar nas redes sociais
como Instagram e Facebook”, diz.
Entrega

Diretor de operações do marketplace Webcontinental, Marcelo Vieira diz que a entrega pode ser
um diferencial para quem está vendendo online. “Entre os motivos de insatisfação do comprador
online, 43% estão ligadas à entrega”, diz. “Muitas vezes o pequeno negócio se preocupa só em
vender. Mas a entrega pode fidelizar e gerar conversão”, avalia. “Uma dica é que o comerciante
tem que fazer conta para não fechar. Conhecer até onde pode diminuir no preço e no frete”,
afirma. Vieira também defende que as lojas apresentem um menu de frete, com preços e prazos
diferentes.

Opinião do cliente
Dados apresentados na palestra “A Logística como diferencial na conversão e
rentabilidade”, de Marcelo Vieira, no Reload.
O que agrada em um e-commerce:

Faça um comentário

Horti Mix

Sicoob