Já pensou em trocar serviços por produtos? Trokz, plataforma de permutas, é lançada em BH

Foi lançada nesta quarta-feira (22), em Belo Horizonte, uma plataforma de permuta corporativa, que permite uma empresa realizar a venda de um produto/serviço para uma outra empresa e, em ato contínuo, contratar de outra empresa, produtos ou serviços através do crédito gerado.

O crédito gerado é uma espécie de moeda virtual, que é denominada na plataforma como KZ.

Apesar de estar operando e montando sua base de dados em Minas Gerais há cerca de um ano, a Trokz foi lançada no cenário nesta quarta. Segundo um dos sócios da plataforma, Chico Diniz, o modelo de negócio é inovador e tem o objetivo de conectar prestadores de serviços e seus negócios a outros, cujas transações serão feitas em créditos de permutas virtuais.

“Esse tipo de negócio já é feito em vários países, mas no Brasil é algo novo. São Paulo já conta com algumas plataformas, Rio não tem nenhuma e, em Minas, há outras duas plataformas similares. Montes Claros, no Norte de Minas, já vive uma febre com esse tipo de transação”, diz.

Suponhamos que alguém não tenha crédito para montar seu escritório. Depois de uma análise de crédito da Trokz, ela ganha um crédito inicial para começar as transações, por exemplo, com a permuta de serviços com a loja de móveis de escritórios ou para alugar uma sala para seu escritório, tudo por meio de permuta. “São inúmeras e infinitas transações”, acrescenta Chico Diniz.

Segundo exemplifica Diniz, “a ideia é triangular as relações. O papel da plataforma é gerir o crédito entre todos esses atores, que compram e vendem produtos e serviços de forma multilateral. Num momento de crise como o que vivemos hoje, acredito que seja uma proposta inovadora e vantajosa. Temos cerca de 800 prestadores de serviços, sendo 600 no Brasil e 200 de Minas”, conta Diniz.

Como funciona
Ao se associar a Trokz, a empresa, após criteriosa avaliação, recebe um limite de crédito em $KZ, para fazer compras de produtos e/ou serviços ofertados por outras empresas associadas.

O $KZ nada mais é do que uma unidade/crédito de permuta. Cada $KZ equivale a R$ 1, e na medida em que sua empresa vende seus produtos e/ou serviços, acumula créditos em $KZ para realizar compras em permutas de outras empresas associadas na plataforma.

As negociações são realizadas exclusivamente por meio da plataforma, garantindo ao associado o acompanhamento, registro e o histórico de todas as transações realizadas e contratadas, bem como o controle dos créditos em $KZ em sua conta na Trokz corrente.

Vantagens
A plataforma de permuta corporativa revela-se como mais um canal de compras e vendas para empresas. Através da plataforma tem-se o aumento das vendas, receita, liquidez financeira, do poder de compra e da própria produção. Esse modelo de negócio permite a empresa otimizar o giro de estoque e reduzir a sua capacidade ociosa.

A plataforma serve, também, como uma alternativa para recuperar crédito preservar o fluxo de caixa da empresa, além de ser um excelente meio para divulgar sua empresa, realizar network e, consequentemente, realizar negócios com empresas dos mais diversos portes e segmentos.

Entre os associados estão empresas dos mais variados segmentos, como restaurantes, profissionais liberais dos mais variados segmentos, imobiliárias, agências de publicidade, hotéis, bufês infantis, academias de ginástica, espaços para eventos, lojas de roupas, calçados, móveis, entre outros.

Para se associar, a empresa / prestador de serviço precisa pagar uma taxa de adesão e uma porcentagem dos negócios realizados em permuta para a plataforma.

Entenda melhor como funciona o sistema:

Trokz/Divulgação

Faça um comentário

Horti Mix

Sicoob