Escoteiros promovem ações ambientais em BH neste fim de semana

Belo Horizonte terá dois grandes eventos de escotismo neste fim de semana: um deles é um mutirão de ação ecológica, neste sábado (6), no Parque Municipal Lagoa do Nado, no bairro Itapoão, na região Pampulha, uma ação anual que integra o calendário de grupos escoteiros de todo o Brasil;
o outro é um acampamento que reunirá meninos e meninas que integram dois grupos de Escotismo da Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH), no Centro de Vivência Agroecológica (Cevae) do bairro Coqueiros, na região Noroeste da capital.

Em um ano em que o país já testemunhou o rompimento de barragem em Minas Gerais e tragédias ambientais no Rio de Janeiro, a preocupação com a saúde da população é a principal pauta do 28° Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco) na Lagoa do Nado, aberta ao público e que terá início às 14h. Será também mais uma oportunidade de divulgar e promover os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 das Nações Unidas, que buscam proteção e sustentabilidade para o planeta. As crianças e jovens escoteiros envolvidos no projeto promoverão um mutirão de atividades e debates sobre meio ambiente.

O contato com a natureza e o meio ambiente é um dos pilares mais fortes do escotismo desde o início do movimento. Desde pequenas, as crianças aprendem a deixar o mundo um lugar melhor do que encontraram, e desenvolvem atividades ecológicas em todas as faixas etárias.

Entre os valores do escotismo estão a socialização, a união, harmonia, a prática de atividades ao ar livre e contato com a natureza, entre vários outros.

Escotismo da GMBH

Já a programação dos grupos de escoteiros da GMBH será na comunidade do bairro Coqueiros. O acampamento deste fim de semana foi chamado de “Jumangi” e terá a presença dos integrantes de dois grupos: o Jardim Belmonte e o Sérgio Vieira de Melo, que juntos somam aproximadamente 90 jovens com faixa etária entre sete e 21 anos.

A Guarda Municipal tem sete grupos de escotismo, distribuídos pelas diferentes regiões da cidade, que realizam atividades todos os sábados. Ao todo, aproximadamente 400 crianças e adolescentes participam do projeto.

A proposta educativa da atividade está fundamentada nos conceitos básicos do Movimento Escoteiro, contribuindo para a formação das crianças e jovens, tornando-os comprometidos com a comunidade e possibilitando que eles adquiram responsabilidade para participar na construção de um mundo melhor. A programação terá início às 8h deste sábado (6), e o encerramento, no domingo, às 17h.

Serviço

28° Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica

Onde? parque municipal Lagoa do Nado – rua Desembargador Lincoln Prates, 904 – Itapoã, Pampulha

Quando? sábado (6 de julho), das 14h às 17h

Quanto? gratuito e aberto à população

Faça um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Horti Mix

Sicoob