Cefet-MG inaugura unidades de reciclagem de automóveis em BH; veja galeria de fotos

A partir de sexta-feira (22), Belo Horizonte vai abrigar a primeira unidade piloto de reciclagem automotiva (Upra), da América Latina, e o Centro Internacional de Reciclagem Automotiva (Cira), ambos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) e que serão oficialmente inaugurados.

Localizada no campus II da instituição, a Upra é um projeto da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do Cefet-MG, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a empresa japonesa Kaiho Sangyo.

A inauguração fará parte da programação do 8º Festival do Japão em Minas, que será aberta na sexta, às 14h30, no Expominas, com descerramento da placa de inauguração por representantes do Cefet, do governo de Minas Gerais, do Consulado do Japão e das empresas japonesas envolvidas no projeto.

O CIRA e a UPRA também continuam presentes no Festival do Japão: durante os três dias da programação, um estande estará montado no local, com a presença de estudantes e professores da instituição, que vão apresentar a iniciativa e os ganhos com a reciclagem automotiva.

Reciclagem completa de automóveis

O projeto teve início em 2014 e trata-se do primeiro centro tecnológico da América Latina destinado à reciclagem completa de automóveis, com tecnologia avançada e rastreabilidade de todos os materiais e peças recuperadas dos veículos.

Além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a iniciativa tem como objetivos contribuir para a formação dos estudantes do Cefet-MG e realizar treinamentos para a comunidade externa. A ideia é que a Upra sirva para incentivar a instalação de plantas semelhantes em outros estados
e permita a formação de profissionais empreendedores neste novo setor
econômico, capacitados para a expansão deste tipo de atividade no país.

Faça um comentário

Horti Mix

Sicoob