Bloco Carnaval Bethania Custosa no Bairro Betânia

Bloco de carnaval homenageia grande intérprete da MPB e revela as mazelas do bairro Betânia, que sofre com enchentes em Belo Horizonte.

O bloco Bethânia Custosa faz uma homenagem a maior cantora Brasileira, a Abelha Rainha Maria Bethânia, com músicas de seu repertório, figurinos e estandartes! O desfile é no bairro que leva o mesmo nome da cantora baiana. O cortejo do bloco acontece no bairro Betânia, no dia 24/02, segunda-feira de Carnaval, na Av. Úrsula Paulino 1127. Concentração às 10:30! Saída às 11:30.
Com poucos recursos e muita animação, bloco representa o verdadeiro espírito da revitalização do carnaval de blocos de Belo Horizonte, feito pela comunidade e para a comunidade. Com trajeto fora do hipercentro da capital, o bloco chama a atenção para as questões culturais e ambientais.
O desfile desse ano será marcado pela sensibilização do olhar sobre o ribeirão Arrudas e seus pequenos córregos afluentes. A concentração do bloco estava prevista para a Praia do Sapo onde antigamente os moradores se divertiam nos laguinhos do areal, que se formavam devido as cheias dos ribeirões e a geografia do lugar. No entanto, diante dos estragos causados pelo grande volume de chuva no último período, o ponto de encontro do bloco teve que ser mudado.
Trajeto e repertório
Estandartes produzidos pelos próprios membros do bloco darão um colorido especial para o cortejo ao som de sucessos de Maria Bethânia. No trajeto, pontos importantes do bairro, como comércio, asilo e Paróquia estão incluídos na apresentação. O bloco segue até a Praça da Amizade, criada também pela luta dos moradores na década de 70, onde dispersa por volta das 15h.
No repertório estão grandes sucessos da diva baiana adaptados para os ritmos de carnaval como a canção Sonho Meu, em samba Duro e Esotérico, em Ijexá. Em variados ritmos também estão sucessos na voz da cantora como Reconvexo, Tigresa e A filha da Chiquita bacana. O bloco trouxe para Funk a clássica e dramática canção Negue, numa versão muito caliente cantada por Milena Torres.
Histórico
O bairro Betânia fica na região Oeste de Belo Horizonte e possui cerca de 12 mil habitantes e um comércio diverso, abrigando também o Parque Ecológico Jacques Costeau. É a região onde os integrantes do Coletivo 1207, grupo voluntário de intervenção em diversas áreas como: meio ambiente, cultura, lazer e educação, atua com o propósito de conscientização de valores positivos para coletividade. Foi a partir desse coletivo que surgiu em 2014 a iniciativa de criar o bloco que vincula o todo universo poético da cantora Maria Bethânia com as causas ambientais, culturais e urbanas do espaço público do bairro.
O bloco saiu a primeira vez em 2015. Em 2020, será a quinta apresentação carnavalesca no bairro Betânia. A formação para o carnaval de 2020 conta com cerca de 20 instrumentistas e cantores.
Financiamento coletivo
Sem recursos oficiais, o bloco é sustentado voluntariamente pelos integrantes com ações de rifa, venda de camisas, adesivos e uma vaquinha virtual. Na plataforma de crowndfunding ‘Apoia-se‘ https://apoia.se/blocobethaniacustosa as pessoas podem contribuir pra botar o bloco na rua levando diversão e alegria aos foliões. Quem faz a doação, ainda, leva um brinde especial do bloco como recordação!

Responsáveis pelo bloco
Elton Monteiro, Marlon Fabian e Samuca Soares

Contatos e redes sociais
Facebook: Bethânia Custosa
Instagran: Bloco Bethânia Custosa
bethaniacustosa@gmail.com

Faça um comentário

Horti Mix

Sicoob