Aproximando cinema e teatro, espetáculo ‘Eclipse Solar’ estreia temporada em Belo Horizonte

Enquanto aguardam o eclipse total do sol, personagens divagam sobre anseios, tragédias pessoais, política e pessimismo. Nesse clima reflexivo, a nova temporada do espetáculo “Eclipse Solar”, do coletivo teatral Quartatela, estreia em Belo Horizonte nesta quinta-feira (18). Aproximando teatro, cinema e música, a obra é dirigida por Ricardo Alves Jr, cineasta mineiro premiado em Cannes.

A peça fica em cartaz de 18 a 21 de julho, na Funarte, no Centro da capital. Com dramaturgia assinada por Germano Melo, “Eclipse Solar” é ambientada em uma cidade imaginária, a Cidade dos Exilados, para onde expatriados vão em busca de liberdade.

De acordo com o ator Bremmer Guimarães, a história discute questões políticas e afetivas:

“Exilados de diversas nações que estão sob regimes autoritários, ditatoriais, buscam refúgio nessa cidade. A peça traz um pouquinho da subjetividade de cada uma dessas figuras. Elas compartilham angústias, medos e amores”, explicou.

Na trilha sonora, estão músicas da década de 80, como “Total Eclipse of the Heart”, de Bonnie Tyler, e “I Feel Love”, de Donna Summer. Grande parte das canções é interpretada pelo elenco ao vivo, em uma narrativa fragmentada.

A montagem conta com vídeos que são gravados e projetados no palco em tempo real. “Como tem essa relação de teatro e cinema, passo grande parte do espetáculo filmando. Mas meu personagem também é cantor de rock. A peça resgata as estéticas disco, rock e punk”, completou Bremmer Guimarães.

Os artistas do Quartatela se conheceram no Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) do Palácio das Artes e se firmaram como coletivo profissional em 2019. Eles desenvolvem um trabalho que busca a conexão com os novos públicos, tomados pelas redes sociais e tecnologias.

Os ingressos para “Eclipse Solar” custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Eles são vendidos online ou na portaria da Funarte.

Peça se passa em uma cidade imaginária, para onde vão expatriados em busca de liberdade. — Foto: Luiza Palhares/Eclipse Solar/DivulgaçãoPeça se passa em uma cidade imaginária, para onde vão expatriados em busca de liberdade. — Foto: Luiza Palhares/Eclipse Solar/Divulgação

Peça se passa em uma cidade imaginária, para onde vão expatriados em busca de liberdade. — Foto: Luiza Palhares/Eclipse Solar/Divulgação

Faça um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Horti Mix

Sicoob