Alistamento Militar feito pela internet garante praticidade

Os jovens que completam 18 anos em 2020 podem optar por fazer o alistamento militar também pela internet em Belo Horizonte. Até 30 de junho, é possível cumprir esta obrigação sem enfrentar filas e nem mesmo sair de casa. Isso evitará que os jovens precisem aguardar o atendimento presencial feito por agentes da Guarda Municipal, na 22ª na Junta de Serviço Militar da Prefeitura de Belo Horizonte, que funciona no BH Resolve, localizado na rua dos Caetés, 342, das 7h30 às 16h.

O Alistamento Militar é previsto no Artigo 143 da Constituição Federal de 1988 e é regulamentado pela Lei 4.375/ 1964. Ele consiste em um processo de seleção ou regularização da situação militar imposta a todos os brasileiros do sexo masculino e deve ocorrer no ano em que o cidadão completa 18, independentemente de editais ou do recebimento de avisos ou notificações.

O período de Alistamento Militar de 2020 teve início em 1º de janeiro e se estenderá até 30 de junho, e a inscrição é obrigatória para todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos exatamente até o último dia da inscrição. O procedimento é a primeira etapa do Serviço Militar Obrigatório, que é o trabalho exercido no Exército Brasileiro, Marinha ou Aeronáutica, durante períodos que variam entre 12 e 18 meses.

 

Isenções

Portadores de deficiência física ou mental ou jovens em conflito com a lei devido ao envolvimento em crimes dolosos são isentos de alistamento. Pessoas que morem no exterior, que sejam responsáveis pelo sustento da família ou que possuam convicção religiosa, filosófica ou partidária contrárias à atividade militar devem preencher um formulário específico, solicitando a dispensa do recrutamento.

A opção de fazer a inscrição de forma virtual foi disponibilizada pelo comando do Exército desde o recrutamento de 2017.  O processo pode ser realizado em poucos minutos, neste site. Após a inscrição online, o jovem recebe um número de registro e pode acompanhar todo o andamento pela internet.

Faça um comentário

Horti Mix

Sicoob