
‘Cadê BH?’ Entenda de onde veio a neblina que encobriu a capital hoje
Um nevoeiro tomou conta de Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira (18), encobrindo alguns pontos da cidade. De acordo com o setor de meteorologia da Defesa Civil da capital, a temperatura mínima chegou a 18° C e a máxima prevista é de 27° C. O céu amanheceu nublado e com bastante neblina.
Pelo Twitter, os internautas ficaram sem entender o que estava ocorrendo na cidade. Leia alguns comentários:
Entenda o fenômeno
A explicação para tamanho nevoeiro? De acordo com Claudemir Azevedo, especialista do 5° Distrito Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia em Belo Horizonte, o nevoeiro visto na manhã desta quinta-feira (18) foi devido a alta umidade na capital, nos dois últimos dias.
“Choveu bastante em BH nos dois últimos dias e, durante a tarde e à noite de quarta-feira tivemos temperaturas mais baixas. Com isso, esse nevoeiro se formou durante a madrugada. Ele nada mais é do que a formação de uma nuvem, só que baixa, próxima da superfície. Essa nuvem é formada por pequenas gotículas de água e sua característica forte é que o fenômeno dificulta a visibilidade das pessoas, não sendo possível enxergar nada a um quilômetro de distância”, explica.
Segundo Claudemir, a chuva dos dois últimos dias provocou uma queda de cinco graus na temperatura máxima, na cidade. “Estávamos com uma média de 30° C e na quarta fomos a 25° C”.
Com muitas pessoas saindo de viagem entre esta quinta e sexta-feira, é bom ter cautela nas estradas, principalmente nas saídas da capital e Grande BH, à noite e na madrugada. “O céu hoje fica parcialmente nublado, podendo ainda ocorrer chuvas ocasionais. Mas essa neblina pode voltar na madrugada e manhã desta sexta-feira”, acrescenta o meteorologista.
O fim de semana prolongado de feriado será nublado, mas sem previsão de chuvas. As temperaturas na capital e Grande BH terão mínima de 15° C, 16° C e máxima de 30° C. Essa previsão é de sexta-feira a domingo.
Chuva ultrapassa média em BH
Aos 17 dias de abril, todas as nove regionais da capital ultrapassaram a média climatológica registrada nos últimos anos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de 74,7mm. Essas informações foram passadas pela Defesa Civil de BH na noite de quarta-feira.
Veja o acumulado de chuva, por mm, nas regiões:
Barreiro – 134,8 (180%)
Centro Sul – 90,6 (121%)
Leste – 135,4 (181%)
Nordeste – 109,0 (146%)
Noroeste – 88,2 (118%)
Norte – 88,2 (118%)
Oeste – 86,6 (116%)
Pampulha – 107,4 (144%)
Venda Nova – 87,4 (117%)
Faça um comentário